Esboços

A fala é um instrumento maravilhoso da raça humana. A linguagem é uma força, uma arma para nós. Tiago fala do poder das palavras (Tg. 3:1-12). A fala tem esta relevância porque o nosso Deus se comunica, Ele fala, Ele se revela pela palavra. A Israel Ele deu um código e orientou para que ouvisse a sua voz:
“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e será bem sucedido” Josué 2:8.
Neste texto Paulo nos informa que o plano de salvação está submisso à Palavra. A fé salvadora vem pela audição do que Deus está falando. De uma forma indireta o texto está dizendo que ninguém será salvo pelas boas obras, por ter um bom comportamento, por ter todo um sonho, por fazer atos religiosos. Uma pessoa para ser salva, livre de condenação eterna precisará ouvir a Palavra.
Qualquer pessoa que ouvir o evangelho estará sujeita a ser salva. E qualquer cristão que ouvir a Palavra de Deus tem toda possibilidade de agradar a Deus vivendo segundo a sua vontade.
O evangelho tem que ser verbalizado para atingir o homem na sua naturalidade e só depois gerar a fé salvadora. Da compreensão à aceitação, do ouvir ao crer, este é o caminho da salvação.
Uma pessoa que ouve o evangelho está sujeita a uma transformação radical e interior (Hb. 4:12).
A fim de demonstrar a necessidade de se fazer ouvir o evangelho este texto nos faz 04 perguntas pertinentes, que são:
1. COMO INVOCARÃO AQUELE EM QUE NÃO CRERAM? (V.14)
Somente invocamos a quem conhecemos. Se uma pessoa não conhecer a Cristo, sua morte, ressurreição e senhorio, não poderão invocá-lo. Um filho invoca o nome de seu pai e não de um estranho porque o conhece. Esta fé é o estágio inicial da salvação.
2. COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NÃO OUVIRAM FALAR (V.14b)
A fé não nasce num vazio. Os missionários são enviados porque a mensagem precisa ser formalizada. Se o crer antecede o invocar, também o ouvir procede o ato de crer.
“ De acordo com as regras normais da gramática, a expressão aquele de quem deveria ser traduzida como aquele que; seria, portanto, o orador e não a mensagem. Em outras palavras, eles não crerão em Cristo enquanto não o tiverem ouvido falar por intermédio dos seus mensageiros ou embaixadores”    J. Stott.
3. COMO OUVIRÃO, SE NÃO HOUVER QUEM PREGUE (14c)
Paulo está desafiando os romanos a serem crentes, a transmitirem as notícias oficiais de Deus registradas nas Escrituras. Sem os arautos não há ouvintes.
4. COMO PREGARÃO SE NÃO FOREM ENVIADOS (15a)
Agora a necessidade de arautos é confirmada com base nas Escrituras: Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” (15b). Se aqueles que proclamaram as boas novas de libertação do exílio babilônico foram celebrados dessa forma, quanto mais bem-vindos deveriam ser os arautos do evangelho de Cristo!
  • VEJAMOS O INVERSO DA ORDEM DESTES VERBOS:
Cristo envia seus arautos; os arautos pregam; as pessoas ouvem; os ouvintes crêem; os crentes invocam; e aqueles que invocam são salvos.
  • VEJAMOS DE UMA FORMA NEGATIVA:
A menos que certas pessoas sejam comissionadas para a tarefa, não haverá pregadores do evangelho; se o evangelho não for pregado, os pecadores não ouvirão a mensagem nem a voz de Cristo; a não ser que eles a ouçam, nunca crerão nas veredas de sua morte e ressurreição; a menos que creiam nessas verdades, eles não invocarão o Senhor, e, se não invocarem o seu nome, nunca serão salvos.
CONCLUSÃO – A fé vem pelo ouvir. O não salvo ouve e recebe a influência do evangelho e sofre as transformações. Três ilustrações da palavra de Deus demonstram que ele é ativa: Semente (Mc. 4:14), Espada (Ef. 6:17) e Martelo (Jr. 23:29).
No salvo a Palavra de Deus produz santificação (I Tes. 5.23) e a purificação permanente (I Pe. 1:23). Orientar-se pela Palavra de Deus é orientar-se pelo que há de mais seguro no universo. Ouvir, ler e meditar na Palavra de Deus é sustentar-se no eterno (Mt. 24:35)
É a Palavra de Deus que descobre o nosso homem interior, que é viva (Hb 4:12).
Tomemos hoje o propósito de ouvi-la, de lê-la e de anunciá-la.

A BEIRA DO CAMINHO 
NÃO É O TEU LUGAR  
Lucas 18:35-43
Deus não criou o homem para ser um “esmoler” a beira do caminho.
O QUE PODE COLOCAR UMA PESSOA A BEIRA DO CAMINHO NA VIDA.
        Enfermidades “espirituais e emocionais”. Este homem tinha uma enfermidade física que o debilitava também emocionalmente.
        Desistência – os que desistem da corrida da fé. Na corrida de São Silvestre que acontece uma vez por ano, os que vão desistido, vão ficando a beira do caminho.

        Quando o carro quebra ou acaba o combustível – para na beira do caminho. Assim também acontece com muitas pessoas.
Quando a cura deste homem começou?
Ouviu – Perguntou – Clamou: As nossas atitudes diante dos problemas da vida determinam nossa vitória ou derrota. Tudo depende de como você age e reage diante do seu problema.
Quando ele ouviu falar que “Jesus Passava”  (Lc 18 :    ).
Quais são as lições que podemos aprender com a experiência deste homem:
I)                  MUITAS OPORTUNIDADES SÃO ÚNICAS.
1.      Sucesso é a somatória de Vocação + Preparo + oportunidade  + trabalho = sucesso.          Quando ele perguntou, lhe informaram que passava por ali Jesus, em outras palavras, “diante dele passava sua grande oportunidade”. (Lc 18:36) A verdade é que a oportunidade sempre passa, porém nem todos levam a sério. É provável que havia outros cegos, enfermos na mesma rua, na mesma calçada, porém a Bíblia registra apenas aquele que não deixou passar a “oportunidade”.    
Ele não tinha visão, mas tinha tato, paladar, olfato e AUDIÇÃO. As oportunidades são para aqueles que sabem usar o que tem, para buscar aquilo que lhe falta.
Se você quer ser uma pessoa bem sucedida na vida, não brinque com as “oportunidades” que passam por você, por muitas não se repetem.
Ele não deixou para depois. Muitos perdem o que Deus preparou por deixam para o outro dia, o outro mês, o outro ano...
Quem não leva a sério as oportunidades passam, amanhã vai sofrer com a dor do arrependimento. Jacó sabia disso, por esta razão ele agarrou o anjo... (Gn 32:26)
II)               PARA ALCANÇAR OBJETIVOS ELEVADOS É PRECISO SUPERAR OBSTÁCULOS (Lc 18:   ).
1.      Obstáculos internos: Medo de não ser atendido, complexo de inferioridade, pessimismo, será que vai dar certo, conformismo, não sou o único, tem tantos igual a mim  etc.
2.      Obstáculos externos: Forças espirituais que lutam para nos impedir de alcançar, pessoas que não querem ver nosso triunfo.  Você tem um pequeno grupo que torce pelo seu sucesso e um grande grupo de pessoas que torce contra o seu sucesso. Nem todos os que estão perto de você deseja que você vença, triunfe, chegue lá. Isso faz parte da vida.
3.      Os campeões sempre superam os obstáculos internos e externos.
4.      Ele venceu a si mesmo e aqueles que não queriam a as vitória.
5.      Tudo o que é muito fácil não tem valor.
III)            NÃO IMPORTA ONDE E COMO O HOMEM ESTEJA, DEUS SE IMPORTA COM A SUA VITÓRIA (Lc 18:     ).
1.      Jesus parou para alguém que vivia à margem da sociedade.
2.      Jesus viu a imagem de Deus no homem.
3.      Jesus se importou com aquele homem. 
IV)             A ORAÇÃO DE UM HOMEM DETERMINADO A VENCER PODE TORNAR IMPOSSÍVEL EM POSSIBILIDADE (Lc 18:    ).
1.      Um clamor de alguém que conhecia quem estava passando por ali: “Jesus, filho de Davi” – um titulo messiânico.
2.      Um clamor persistente. Não paro de orar enquanto Deus não parar a fim de me curar. “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á”. (`Mt 7:8)
3.      Um clamor que revelava certeza absoluta de que Aquele que passava por ali era poderoso o suficiente para fazer o impossível acontecer.
V)                QUERER - É O PRIMEIRO PASSO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA (Lc 19:   ).
1.      Muitos precisam mas não querem.
2.      Deus não empurra a porta, ele espera que você abra.
3.      Não basta precisar, é necessário “querer”.
4.      Por que muitos precisam mas não querem? Ser curado da cegueira implica em mudanças, e não são todos que desejam assumir responsabilidade. Não são todos que estão dispostos à mudanças radicais na vida. Preferem viver de esmola, do que ir a luta, trabalhar, suar a camisa para sobreviver.
VI)             JESUS O CUROU ESPIRITUALMENTE (Lc 18:   ).
1.      Este homem foi curado, restaurado integralmente. Seu espírito (Salvação) sua alma (ganho senso de valor próprio) e seu corpo (passou a enxergar).
2.      Deixou de ser o lixo da sociedade.
                  3.      Ganhou um ideal para o qual viver.
Pr. Josué Gonçalves 

As três cruzes do Golgota

Texto base:
Lucas 23:33-43


INTRODUÇÃO: As três cruzes mostram que um homem morre no pecado, outro para o pecado e o outro pelo pecado.
Um morreu como perdido, outro como salvo e o outro o da cruz do meio como salvador da humanidade. Jesus continua nomeio Mt. 18: 20 e está de braços abertos para salvar, o mais vil pecado. Jo. 3: 14-16; Is. 45: 22.

1º A cruz da rejeição, v. 39
2º A cruz da aceitação, v. 40-42
3º A cruz da salvação, v. 43

A representação da cruz
A) As quatro pontas da cruz e sua representação

a) Universalidade do pecado. Pontos cardeais. Rm. 3: 23; Sl. 51: 5.
b) A ponta fincada na terra fala da natureza humana decaida. Os. 14: 1; Lc. 13: 10-13
fala também do destino da alma perdida. Pv. 15: 24; Rm. 6: 23.
c) A ponta para cima indica uma postura de acusações contra o Senhor, v. 39
d) As pontas para os lados dizem respeito aos caminhos que afastam o homem da 
salvação em Cristo. Pv. 4: 27; 14: 12; Is. 30: 21; Mt. 7: 13-14.

Cristo não pode ser rejeitado

1) Quem rejeita a Cristo, rejeita o Pai, Lc. 10: 16
2) Quem rejeita a Cristo, será julgado. Jo. 12: 48.
3) Ele é Deus. Hb. 1: 8; AP. 1: 8
4) Ele é Criador, Jo. 1:1-3; Cl. 1: 16-17.
5) Só Cristo pode salvar o homem da condenação, Lc. 2: 47; At. 4: 12; 1 Tm. 2: 
A crucificação era praticada pelos fenícios e pelos Cartagineses e depois praticada pelos Romanos.
Cruz, seu nome no Grego= Stauros ou Stauoó.
Os três tipos de cruz. Cruz comissa (Cruz de Sto.Antonio) é formada pelo um T
Cruz decussata (Cruz de Sto. Andre) é em de X
Cruz imissa que é a cruz que Crucificaram Jesus. Mt. 27: 37; Mc. 15: 26; Lc. 23: 38.
O significado das cruzes que estava no Calvário
A cruz da aceitação
1- a ponta para baixo indica a humilhação do pecador,
Seu. 138:6; Lc. 18:9-14.
2- A ponta para cima representa o reconhecimento da obra de Deus,
Jo. 3:16; Tg. 1:17. E representa também o destino da alma salva, Fl. 3:20-21.
3- Os braços abertos falam da aceitação do pecador,
AP. 3:20; Sl. 37

You May Also Like

9 erros que Sansão cometeu antes de cair

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Pretendo neste estudo bíblico apresentar as 10 lições extraídas dos pecados de Sansão; apontarei as suas conseqüências na sua e eventualmente na vida de cada um de nós.

Ao invés de aprender com os nossos, aprendamos com os erros dos outros, e nesse caso os de Sansão.

Eis aqui um homem que brincou muito com o pecado, ele podia ter voltado atrás, mas cada dia mais se afundava, cada vez mais, pois um abismo chama outro abismo, e Sansão mesmo sendo um escolhido de Deus, Nazireu, brincou com o pior. 


Sansão desce a Tinnate e casa com uma estranha, depois mata um leão e ao voltar toca no cadáver, depois bebe vinho, se mostra um mulherengo assanhado, ele luta sempre por seus interesses e nunca pelo interesse de Israel, depois se apaixonou por uma prostituta que descobre com astúcia o seu segredo, então Sansão é preso pelos Filisteus, virando um palhaço, uma chacota, tendo seus olhos furados. Sansão brincou com o pecado, e no caso dele seu pecado foi o sexo, não controlava seu próprio corpo, terminou morto junto com seus inimigos, triste recompensa.

( Jz 13: 3- 7)

(V.3) E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.

(V.4) Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.

(V.5) Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será Nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.

(V.6) Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.

(V.7) Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será Nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte .

Sansão recebeu as seguintes instruções:

• Não beber vinho ou bebida forte;

• Nem comas comida imunda;

• Nem rasparás o cabelo.

Sansão cometeu alguns erros:

1. Escolheu andar sozinho

Esse é um erro que nunca podemos cometer na nossa vida! As pessoas têm preferido cuidar de bicho! Precisamos ser instrumentos de Deus para amolar os outros.
Existem pessoas escolhendo andar sozinhas. Geralmente pessoas que optam por estar sós, estão querendo fazer algo bizarro, porque o homem não foi feito para andar sozinho.

Sansão escolheu andar sozinho e isso é um risco muito grande. Quando ele saiu a primeira vez com os pais, tomou outro caminho. Ele não compartilhava conflitos nem vitórias com ninguém.

Precisamos do próximo para compartilhar lutas e vitórias. Quando você escolhe andar sozinho, está colocando sua vida em risco! Existem pessoas que não fazem amigos – entram mudos no Congresso e saem mudos, por isso que existem muitos jovens que estão sem namorar! Eles não constroem relacionamentos, não trocam idéias, não se relacionam!

Quando você caminha com os outros, a recompensa é maior, o salário é maior! Se o solitário cair, não haverá quem o levante. Ai daquele que não tem amigos! Existem situações em que precisaremos de alguém para nos ajudar, nos esquentar

As amizades verdadeiras nos ajudam nos momentos difíceis. A força é dobrada! Para aqueles que gostam de andar reservados – PV 18.1

Quem se isola é um bobo! Se você escolheu andar sozinho, creia, vai se dar mal. O solitário é tolo! Os que escolhem andar sozinhos prejudicam seu próprio futuro!

2. Perdeu a capacidade de ouvir!

Os erros que mais doem, são aqueles em que fomos mais alertados. Quando os pais dizem: “Filho, não casa com fulano de tal!” E a pessoa insiste em casar, jejua e ora…, depois colhe as conseqüências da desobediência. Foi o que Sansão fez, a Bíblia diz que Sansão chegou para o pai dele e disse que queria casar com uma Filistéia e no capítulo 3 verso 14 do livro de Juízes vemos ele dizer: “Só esta me agrada!”

Existem pessoas que o pastor, o pai, o amigo, já avisou e a pessoa continua dando as mesmas cabeçadas, porque não aprendeu a ouvir – Na multidão dos conselheiros a sabedoria!

Respeite o cabelo branco dos seus pais. Ouça a voz da experiência! Vantagem de quem aprende ouvir: cresce em prudência, tem tranqüilidade e segurança – PV 18.13.

O pecado de Sansão era as mulheres – ele só se envolveu com mulheres erradas. Fuja do erro, do pecado, daquilo que te afasta do Espírito Santo de Deus.

Sansão só usou o poder de Deus para conquistas externas. Ele não usou o poder de Deus para conquistas internas e vencer seus maiores inimigos que não eram os filisteus e sim os seus próprios pecados, que fervilhavam dentro dele!

Ao se arrepender o Espírito Santo encheu sua vida e ele passou a ser usado por Ele, mas o fim de sua trajetória foi triste. Quando deixamos o pecado dominar, ele nos transforma em tolos, palhaços! Sansão nasceu para brilhar, mas escolheu ser palhaço nas mãos do inimigo!

São muitas a lições para todos nós.

1. Nascemos com um chamado especifico para sermos um instrumento nas mãos de Deus, santos num mundo pecaminoso (Ef. 1:4).

2. Precisamos crer que nosso namoro com as “Dalilas”, com as coisas do mundo, são totalmente prejudiciais à nós.

Todos aqueles que querem ser amigos do mundo, são infiéis, verdadeiros adúlteros espirituais e inimigos de Deus (Tg 4:4. I João 2:15 a 17). Não podemos brincar com a tentação. Não somos capazes de brincar com a tentação sem cair em pecado, embora pensemos como Sansão que sim.

Temos inimigos ao nosso redor querendo a todo instante nos afastar da vontade de Deus e, mesmo assim, temos brincado com coisas que devemos levar muito a sério. Por mais sedutores e, aparentemente inofensivos, nossos relacionamentos fora dos princípios de Cristo devem ser evitados. É momento de nos perguntar se temos ido ao encontro de coisas, lugares e pessoas que deveríamos fugir.

Com qual “Dalila” temos nos relacionado? Qual paixão pelas coisas do mundo tem nos importunado diariamente, querendo nos fazer cair em pecado? Não podemos brincar com a tentação, menosprezá-la, por isso a melhor coisa a fazer é o que Paulo recomendou a Timóteo o que José fez, ou seja, fugir! Aprendamos com Sansão que todos nós, por melhores que possamos pensar ser, por mais fortes fisicamente que sejamos ou por mais autoconfiantes que pensamos ser, a verdade é que somos frágeis e impotentes diante da tentação sem a graça de Deus.

Que abandonemos todos os tipos de relacionamentos prejudiciais à nossa vida cristã urgentemente. Tudo o que estivermos plantando, isso colheremos. Sansão que o diga.

A nossa conversão, quando nos convertemos e aceitamos o Senhor Jesus como nosso Senhor e Salvador, a partir daí Deus começa a trabalhar em nossas vidas e busquemos mais Dele. Um dos primeiros passos é a leitura da Bíblia em Josué 1:8 Deus diz a Josué que ele devia meditar noite e dia nestas palavras, então nós começamos a nos alimentar da comida boa que é a palavra. Passamos a falar desenfreadamente, pois estamos cheios e vivendo o primeiro amor, falamos do que Jesus faz na nossa vida e temos um brilho no olhar que é a luz de Jesus (Mt 5:14–16) Jesus diz que os discípulos deviam ser luz por onde andarem. Nós somos os discípulos de Jesus hoje e devemos viver a palavra de Deus, através da leitura diária, meditando nela, compartilhando com os outros o que aprendemos e tirar as nossas dúvidas.

4. Passamos a freqüentar todos os cultos da igreja, temos vontade de ajudar a obra do Senhor, nos tornamos voluntários na obra, viemos a igreja com alegria no coração, ofertamos, dizimamos com alegria, estamos aberto a receber mais de Deus, nosso coração está quebrantado e sedentos a aprender. Neste período passamos a ajustar a nossa vida baseados no que a palavra nos diz e com isso confessamos os nossos pecados e pedimos perdão as pessoas, nos batizamos e se houver alguma pendência em nossas vidas colocamos em ordem para podermos servir a Deus de maneira correta. E Deus vai nos enchendo e crescemos espiritualmente e passamos a ensinar as pessoas que estão chegando testemunhando o que Deus fez nas nossas vidas. Passamos a Glorificar a Deus em tudo na nossa vida.

5. Oração: começamos a viver uma vida de oração e intimidade com Deus e Deus começa a falar conosco, Ele nos revela o que devemos fazer, nos guia, nos livra dos laços de satanás. Os nossos olhos estão abertos para enxergar o que Deus nos permite ver e temos experiências com Deus. Em 1 Tessalonicenses 17 “Orai sem cessar”, 2 Tessalonicenses 1:11-12“Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.”

Segundo o livro Mateus 26:36 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

1 Pedro 5:8-9 “ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” Satanás tentará levar você ao pecado (mentira, promiscuidade, corrupção, roubar, matar, enganar e outras, claro que algumas vezes não é satanás o culpado e sim deixamos a carne nos dominar, através do orgulho, soberba, pois quando estamos crescendo espiritualmente podemos cair numa cilada de achar que somos nós que fizemos tudo. A Palavra de Deus diz em Tiago 4: 6-10 “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Sabemos que o inimigo é astuto e ele usa pessoas para fazer com que caímos e quando caímos pecamos e o Espírito de Deus na habita onde há o pecado, neste momento devemos fazer o que a palavra no livro de Tiago dita acima. Quando reconhecemos as nossas fraquezas Deus irá nos levantar novamente.

6. Casamento mal estruturado (Jz 14:1-3): ele não orou o suficiente para obedecer à Palavra e entender os seus propósitos de Deus para o casamento.

Deus precisa ser buscado em primeiríssimo lugar nesta área tão importante da vida. Depois de Deus, a família é a área mais importante. Segundo, se entregou a uma mulher que estava longe de Deus; se agradou da filha dos filisteus; mulher idólatra e fora da bênção. Terceiro, desonrou seus pais. Ele poderia escolher uma dentre várias mulheres no meio do povo de Deus, mas preferiu desobedecer seus pais. Deus usa os pais para nos livrar das ciladas do diabo.

7. Falta de consagração. 

Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta e coabitou com ela. (Juízes 16:1) Sansão se entregou ao pecado da prostituição. É um dos maiores pecados que tem levado as pessoas à derrota, a perder a unção, a paz, a alegria, a fé, a vida com Deus. Muitos líderes hoje são derrotados, no homossexualismo, lesbianismo, prostituição, lascívia, adultério, quer mentalmente ou com ações práticas. Sansão caiu nessa também. Para evitar o fracasso você precisa urgentemente tirar da sua vida todo o entulho do diabo e servir a Deus com integridade de coração!

8. Não levar a sério as advertências de Deus.

"Então, ela (Dalila) lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força". (Jz 16:15). A Bíblia diz que Sansão não deu importância às advertências de Deus, através das coisas que Ele lhe permitiu que lhe acontecessem.

Olha só o que Deus fez com Sansão: ele foi traído uma vez pela esposa, quando ela relatou o significado do enigma para os 30 jovens; depois ele foi traído por Dalila três vezes e a Bíblia diz que Sansão não deu importância às advertências. Quantas pessoas hoje têm ouvido a Palavra de Deus, sendo advertidos pelas situações da vida e mesmo assim não têm dado o devido valor às advertências que o Senhor lhes tem colocado. O Senhor faz isso. Ele permite que você enxergue, para que você depois não diga que não sabia de nada. Sansão foi ignorante demais e tem muita gente assim hoje, peca porque quer.

9. Sansão tornou-se palhaço nas mãos dos filisteus.

Ele serviu de chacota e diversão para seus inimigos.
Quando deixamos o nosso pecado nos dominar, nos tornamos palhaços nas mãos de Satanás, acabamos nos tornando motivo de zombaria e diversão para o inimigo. Quando damos lugar para o mal entrar nas nossas vidas, acabamos como Sansão: quando tinha o Senhor por perto, era forte e poderoso, mas, quando Deus se afastou dele, se tornou palhaço do pecado. A palavra de Deus nos diz em Jz 16. 25, que os filisteus mandaram trazer Sansão para que os divertissem.

Nos dias de hoje, muitos tem se tornado palhaços nas mãos de Satanás. Temos que tomar cuidado, pois, quando o Espírito de Deus se afasta de nossas vidas, o pecado tem lugar para nos dominar, e dele nos tornamos escravos.

Se formos desobedientes ao Senhor quebrando as alianças e pactos estabelecidos através da sua Santa Palavra poderemos até se nos salvar como que pelo fogo, mas a exemplo de Sansão poderemos perder a oportunidade de gozar os benefícios desta vida; e mesmo que as adversidades sejam vencidas, contudo a nossa vida poderá ser ceifada precocemente.

Que Deus nos ajude a se desviar de tais armadilhas do Diabo e ficarmos firmes na presença de Deus, amém!

You May Also Like