Reflexões

 ABRA SEU CORAÇÃO!

Havia dois irmãos que visitavam seus avós no sítio, nas férias. Felipe, o menino, ganhou um estilingue para brincar no mato. Praticava sempre, mas nunca conseguia acertar o alvo. Certa tarde viu o pato de estimação da vovó... Em um impulso atirou e acabou acertando o pato na cabeça e o matou. Ele ficou chocado e triste! http://static.photaki.com/Close-up-um-tiro-na-cabe%C3%A7a-pato-de-crista--de-3-anos--em-pe-na-frente-do-fundo-branco-272626.jpg               http://revistavaras.files.wordpress.com/2009/12/tut02_duck02.jpg
Entrou em pânico e escondeu o pato morto no meio da madeira! Beatriz, a sua irmã viu tudo mas não disse nada aos avós.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtFzxlEgYdW3OQv-TiWoxOgj30-utPFDRX4ComC2diwlbuwVN9zCrl1becI_dkFWsYhge2sMTW89I74ywGVflK_ef0BnHwOzekQTPSQ-fBFAlSc6LjvDnAZacuiyYiB6P4n4FIZecYOMsk/s400/falta+de+comunica%C3%A7%C3%A3o
Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Beatriz, vamos lavar a louça" Mas ela disse: " Vovó, o Filipe me disse que queria ajudar na cozinha". E olhando para ele sussurrou: "Lembra do pato?" Então o Felipe lavou os pratos.
http://margullys.files.wordpress.com/2010/07/lavandolouca.jpg
Mais tarde o vovô perguntou se as crianças queriam pescar e a vovó disse: "Desculpe, mas eu preciso que a Beatriz me ajude a fazer o jantar."   Beatriz apenas sorriu e disse, "Está bem, mas o Filipe me disse que queria ajudar hoje", e sussurrou novamente para ele, "Lembra do pato?"   http://pat.feldman.com.br/wp-content/uploads/2009/05/cimg9318.jpg
Então a Beatriz foi pescar e Filipe ficou para ajudar.   Após vários dias o Filipe sempre ficava fazendo o trabalho da Beatriz até que ele, finalmente não agüentando mais, confessou para a avó que tinha matado o pato.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTUjBfh28qo059O72aMFNW83mXQAjZ215_15pxpAf0nL2ge4SX0ELywaqDCd6hiRoJ3VACrzmmYLw4gP-J_k5axqWOit6BdqiD76voaxKwA9WNEnb3-ZDu0QpYvpFWjkrBZ1vrgtA5F8at/s320/tamires.JPG
A vovó o abraçou e disse: "Querido, eu sei... eu estava na janela e vi tudo, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar a Beatriz fazer você de escravo!"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibvmXUHjMugeiShmHKrKku06mBsS-TE3XsF-FHBfnNn0XdYBeT10nIUjl5B5dk2-e6M7k7LfYgD0K5eMo0Z6EPMLUUbgFG32CFUGIEQzbEBkp6eMhhFbwewG7M5hQmhhMDZ342i7kyiYzr/s400/escravid%C3%A3o.jpg
Qualquer que seja o seu passado, ou o que você tenha feito... (mentir, enganar, seus maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... você precisa saber que Deus estava na janela e viu tudo como aconteceu.   Ele conhece toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você já está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o mal fazer de você um escravo.   Deus só está esperando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece.
http://presentededeus.files.wordpress.com/2008/12/153.gif?w=333&h=254
 
É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos. Vá em frente e faça a diferença na vida de alguém hoje.   Compartilhe esta mensagem com um amigo e lembre-se sempre: Deus está na janela e sabe de tudo!

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá 
protegê-lo." 
 
O tempo!


O tempo se abrevia…, portanto, conserte seus caminhos e limpe as suas vestes, pois a sua redenção se aproxima. O Rei virá! Quem tem ouvidos para ouvir, ouça, o que o Espírito diz às igrejas!

O verdadeiro crente!

"Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento." (A. W. Tozer)

Para refletir

Quando dizes... “Não posso resolver as coisas...”
Deus te diz: “Eu guio seus passos”
(Proverbios 3:5-6)

Quando dizes: “É impossível...”
Deus te diz: “Tudo é possível”
(Lucas 18:27)

Quando dizes: “Me sinto muito sozinho...”
Deus te diz: “Não te deixarei, nem te desampararei”
(Atos 13:5)

Quando dizes: “Eu não posso fazer...”
Deus nos diz: “Tudo podes fazer”
(Filipenses 4:13)

Quando dizes: “Não mereço perdão......”
Deus te diz: “Eu te perdôo”
( I João 1:9 – Romanos 8:1 )

Quando dizes: “Tenho medo...”
Deus te diz: “Não temas, que eu estou contigo...”
(Isaías 41:10)

Quando dizes: “Estou muito cansado...”
Deus te diz: “Eu te farei descansar”
( Mateus 11:28-30 )

Quando dizes: “Ninguém me ama de verdade...”
Deus nos diz: “Eu te amo”
(João 3:16 – João 13:34)

Quando disser: “Não sei como seguir...”
Deus te diz: “Eu te ensinarei o caminho”
(Salmo 32:8)

Quando te perguntas: “Que caminho me conduz a Deus?”
Deus te diz: Meu filho amado: JESUS CRISTO
( I Timóteo 2:5 - Atos 4:12 - João 3:16)


1. PRIMEIRA LEI
DEUS TE AMA, E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA A SUA VIDA.

O AMOR DE DEUS
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que nele cré não pereça, mas tenha a vida eterna"
(
João 3:16).

O PLANO DE DEUS
Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (uma vida plena e com propósito) (
João 10:10).

Por que é que a maioria das pessoas não conhecem essa "vida em abundância"?



2. SEGUNDA LEI
O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS; POR ISSO NÃO PODE CONHECER NEM EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.
O HOMEM É PECADOR
"Pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus" (
Romanos 3:23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa da sua desobediência e rebelião, escolheu seguir o seu próprio caminho, e o relacionamento com Deus desfez-se. O pecado é um estado de indiferença do homem para com Deus.
O HOMEM ESTÁ SEPARADO
"Porque o salário do pecado é a morte" (separação espiritual de Deus) (
Romanos 6:23).

Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa-os. Mas o homem sente que lhe falta algo, tem um vazio e está continuamente a procurar alcançar Deus e a vida abundante, através dos seus próprios esforços: vida recta, boa moral, filosofia, etc.

A Terceira Lei oferece-nos a única resposta para o problema da separação...



3. TERCEIRA LEI
JESUS CRISTO É A ÚNICA SALVAÇÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM. POR MEIO DELE VOCÊ PODE CONHECER O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.


ELE MORREU EM NOSSO LUGAR
"Mas Deus prova o seu próprio amor para connosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (
Romanos 5:8).

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS
"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
(I Coríntios 15:3,4).
ELE É O ÚNICO CAMINHO
Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim" (
João 14:6).

Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar o seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar.

Não é suficiente conhecer estas três leis...



4. QUARTA LEI
PRECISAMOS RECEBER JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL. SÓ ENTÃO PODEREMOS CONHECER E EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA.


PRECISAMOS RECEBER CRISTO
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que crêem no seu nome" (
João 1:12)

RECEBEMOS CRISTO PELA FÉ
"Porque pela graça sois salvos; mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras, para que ninguém se glorie" (
Efésios 2:8-9).

RECEBEMOS CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL
Cristo afirma: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa" (Apocalipse 3:20)

Receber Cristo implica num desejo de mudança de vida, uma nova atitude para com Deus, é deixar de confiar em nossos próprios esforços, creando que Cristo, ao entrar em nossos vidas faz de nos aquilo que Ele quer  que sejamos.
Estes dois círculos representam dois tipos de vida:
Qual dos dois círculos representa a sua vida?
Qual deles desejaria que representasse sua vida?
Eu gostaria de explicar-lhe como pode receber Cristo.


VOCÊ PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO
(Orar é falar com Deus)

Deus conhece o seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que nas suas palavras. A oração seguinte serve como exemplo:

"Senhor Jesus, eu preciso de ti. Abro a porta da minha vida e recebo-te como meu Salvador e Senhor. Toma conta da minha vida. Agradeço-te porque perdoas os meus pecados e aceitas-me como sou. Desejo estar dentro do teu propósito para minha vida".

Esta oração expressa o desejo do seu coração?
Se assim for, faça-a agora mesmo e Cristo entrará em sua vida, como prometeu.

Você fez esta oração agora.

  A Morte de Uma Igreja 

As sete igrejas da Ásia Menor, conhecidas como as igrejas do Apocalipse, estão mortas. Restam apenas ruínas de um passado glorioso que se foi. As glórias daquele tempo distante estão cobertas de poeira e sepultadas debaixo de pesadas pedras. Hoje, nessa mesma região tem menos de 1% de cristãos. Diante disso, uma pergunta lateja em nossa mente: o que faz uma igreja morrer? Quais são os sintomas da morte que ameaçam as igrejas ainda hoje?

1. A morte de uma igreja acontece quando ela se aparta da verdade.Algumas igrejas da Ásia Menor foram ameaçadas pelos falsos mestres e suas heresias. Foi o caso da igreja de Pérgamo e Tiatira que deram guarida à perniciosa doutrina de Balaão e se corromperam tanto na teologia como na ética. Uma igreja não tem antídoto para resistir a apostasia e a morte quando a verdade é abandonada. Temos visto esses sinais de morte em muitas igrejas na Europa, América do Norte e também no Brasil. Algumas denominações histórias capitularam-se tanto ao liberalismo como ao misticismo e abandonaram a sã doutrina. O resultado inevitável foi o esvaziamento dessas igrejas por um lado ou o seu crescimento numérico por outro, mas um crescimento sem compromisso com a verdade e com a santidade.

2. A morte de uma igreja acontece quando ela se mistura com o mundo. A igreja de Pérgamo estava dividida entre sua fidelidade a Cristo e seu apego ao mundo. A igreja de Tiatira estava tolerando a imoralidade sexual entre seus membros. Na igreja de Sardes não havia heresia nem perseguição, mas a maioria dos crentes estava com suas vestiduras contaminadas pelo pecado. Uma igreja que flerta com o mundo para amá-lo e conformar-se com ele não permanece. Seu candeeiro é apagado e removido.

3. A morte de uma igreja acontece quando ela não discerne sua decadência espiritual. A igreja de Sardes olhava-se no espelho e dava nota máxima para si mesma, dizendo ser uma igreja viva, enquanto aos olhos de Cristo já estava morta. A igreja de Laodicéia considerava-se rica e abastada, quando na verdade era pobre e miserável. O pior doente é aquele que não tem consciência de sua enfermidade. Uma igreja nunca está tão à beira da morte como quando se vangloria diante de Deus pelas suas pretensas virtudes.

4. A morte de uma igreja acontece quando ela não associa a doutrina com a vida. A igreja de Éfeso foi elogiada por Jesus pelo seu zelo doutrinário, mas foi repreendida por ter abandonado seu primeiro amor. Tinha doutrina, mas não vida; ortodoxia, mas não ortopraxia; teologia boa, mas não vida piedosa. Jesus ordenou a igreja a lembrar-se de onde tinha caído, a arrepender-se e a voltar à prática das primeiras obras. Se a doutrina é a base da vida, a vida precisa ser a expressão da doutrina. As duas coisas não podem viver separadas. Uma igreja viva tem doutrina e vida, ortodoxia e piedade.

5. A morte de uma igreja acontece quando falta-lhe perseverança no caminho da santidade. As igrejas de Esmirna e Filadélfia foram elogiadas pelo Senhor e não receberam nenhuma censura. Mas, num dado momento, nas dobras do futuro, essas igrejas também se afastaram da verdade e perderam sua relevância. Não basta começar bem, é preciso terminar bem. Falhamos, muitas vezes, em passar o bastão da verdade para a próxima geração. Um recente estudo revela que a terceira geração de uma igreja já não tem mais o mesmo fervor da primeira geração. É preciso não apenas começar a carreira, mas terminar a carreira e guardar a fé! É tempo de pensarmos: como será nossa igreja nas próximas gerações? Que tipo de igreja deixaremos para nossos filhos e netos? Uma igreja viva ou igreja morta?

Autor: Hernandes Dias Lopes

NOSSAS PALAVRAS: ESPELHO DO CORAÇÃO

Mateus 15.18 “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isto que contamina o homem” 

 Há duas ciências que todo mundo deve aprender. A primeira é a da palavra, da comunicação. E a outra, a mais difícil de todas, é a ciência do silêncio. A Palavra de Deus deixa claro, que as nossas palavras são um reflexo daquilo que está dentro de nosso coração. As palavras revelam nossa postura, caráter, conduta, sentimentos e pensamentos. Desta forma, na perspectiva bíblica, a palavra é um retrato do nosso coração, ou seja, ela descortina o que habita nas camadas mais profundas da nossa alma.

Diante desta verdade, é necessário que as nossas palavras tenham certas características; se é que, de fato, somos verdadeiros cristãos; se já tivemos nossos corações transformados pelo poder de Deus.

1 – Nossas palavras devem ser determinadas. Não podemos ser indecisos, oscilantes nas palavras. Em nossos dias as palavras perderam o valor: fala-se e desfala-se à vontade, porém sem a devida responsabilidade. No meio cristão tem gente brincando de fazer votos na presença do Senhor, mas falta determinação de servir ao Senhor de todo o coração. Nestes termos, a Palavra de Deus nos adverte: “Seja porém a tua palavra: sim, sim, não não. O que passar disto, vem do maligno” (Mt. 5.37).

2 – Nossas palavras devem ser verdadeiras. A mentira procede do diabo, ela é gerada no útero do engano e da falsidade. A mentira é devastadora em seus efeitos, destrói o ambiente de fé, de amor e compreensão e gera um ambiente de contendas. Querido irmão, um dos efeitos da conversão é deixar a mentira (Ef. 4. 22-25). Ap. 21.8 diz que “os mentirosos não herdarão o Reino de Deus”.

3 – As nossas palavras devem ser oportunas e diretas. Está registrado em Ec. 3. 7 que “há tempo de falar e tempo de ficar calado”. Devemos entender que erramos muito quando falamos em hora inoportuna, quando tecemos comentários gratuitos (quando não pediram a sua opinião), ou quando falamos com motivações erradas. Em Mt. 18.15 Jesus ensina que as nossas palavras devem ser diretas: “Se teu irmão pecar contra ti, vai arqui-lo entre ti e ele só”. Se assim não for, abre-se um corredor para a contenda e principalmente para a fofoca. Falando diretamente com a parte envolvida, evitamos a maledicência, a discórdia e a divisão.

4 – Nossas palavras devem ser dosadas. O Salmista orou: “Põe guarda na porta dos meus lábios” (Sl. 141.3). Spúrgeon costumava dizer que “a língua de alguns homens morde mais que seus dentes”. Encontramos em Cl. 4.6 um princípio tremendo: “A vossa palavra seja sempre agradável (equilibrada), temperada com sal (dosada), para saberdes (pensar mais e falar menos) como deveis responder a cada um”.

É tempo oportuno para avaliarmos como tem sido a mordomia da nossa palavra, como está nosso coração. Isso é urgente porque haverá, neste sentido, prestação de contas no Dia do Juízo (Mt. 12. 33-37). 

(adaptado do livro O melhor de Deus para a sua vida – Rev. Hernandes Dias Lopes)
Pr. Robson Wesley


Focalize sua semente em direção à libertação.

Ofertas impressionam a Deus. Sempre impressionaram. Sempre vão impressionar. Davi entendeu isso e mirou sua semente como uma flecha para levar uma mensagem a Deus. Funcionou. A praga cessou. Então quando você plantar uma semente especial em fé, ofertando para a obra de Deus, espere favor inacreditável da parte Dele.

“Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o Senhor aceitou as súplicas em favor da terra e terminou a praga que destruía Israel”, (2 Samuel 24:25).

Dr. Mike Murdock


Praticamente nada é mais esclarecedor do que o testemunho de moribundos. Mesmo mentirosos confessam então a verdade. Um olhar para o leito de morte revela muitas vezes mais do que todas as grandes palavras e obras em tempo de vida.

No momento em que pessoas se vêem confrontadas com a morte, muitas perdem suas máscaras e tornam-se verdadeiras. Muitos tiveram que reconhecer que edificaram sobre a areia, se entregaram a uma ilusão e seguiram a uma grande mentira.

Aldous Huxley escreve no prefácio do seu livro “
Admirável Mundo Novo”, que se deveria avaliar todas as coisas como se estivessem sendo vistas do leito de morte. “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12), diz a Bíblia.

VOLTAIRE, o famoso zombador, teve um fim terrível. Sua enfermeira disse: “Por todo o dinheiro da Europa, não quero mais ver um incrédulo morrer!” Durante toda a noite ele gritou por perdão.

DAVID HUME, o ateu, gritou: “Estou nas chamas!” Seu desespero foi uma cena terrível.

HEINRICH HEINE, o grande zombador, arrependeu-se posteriormente. Ao final da sua vida, ele ainda escreveu a poesia: “Destruída está a velha lira, na rocha que se chama Cristo! A lira que para a má comemoração, era movimentada pelo inimigo mau. A lira que soava para a rebelião, que cantava dúvidas, zombarias e apostasias. Senhor, Senhor, eu me ajoelho, perdoa, perdoa minhas canções!

De NAPOLEÃO escreveu seu médico particular: “O imperador morre solitário e abandonado. Sua luta de morte é terrível.

CESARE BORGIA, um estadista: “Tomei providências para tudo no decorrer de minha vida, somente não para a morte e agora tenho que morrer completamente despreparado.”

TALLEYRAND - “Sofro os tormentos dos perdidos.”

CARLOS IX (França) - “Estou perdido, reconheço-o claramente.

MAZARINO - “Alma, que será de ti?

HOBBES, um filósofo inglês: “Estou diante de um terrível salto nas trevas.

SIR THOMAS SCOTT, o antigo presidente da Câmara Alta inglesa: “Até este momento, pensei que não havia nem Deus, nem inferno. Agora sei e sinto que ambos existem e estou entregue à destruição pelo justo juízo do Todo-Poderoso.

GOETHE -  “Mais luz!

NIETZSCHE - “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens.

LÊNIN morreu em confusão mental. Ele pediu pelo perdão dos seus pecados a mesas e cadeiras. À nossa juventude revolucionária se assegura insistentemente e em alta voz, que isso não é verdade. Pois seria desagradável, ter que admitir que o ídolo de milhões se derrubou a si mesmo de maneira tão evidente.

SINOWYEW, o presidente da Internacional Comunista, que foi fuzilado por Stálin: “Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Deus.

CHURCHILL: “Que tolo fui!

YAGODA, chefe da polícia secreta russa: “Deve existir um Deus. Ele me castiga pelos meus pecados.

YAROSLAWSKI, presidente do movimento internacional dos ateus: “Por favor, queimem todos os meus livros. Vejam o Santo! Ele já espera por mim, Ele está aqui.”

JESUS CRISTO - “Está consumado.

Voltaire, David Hume e outros, certamente teriam rido ou zombado, se em tempo de vida se explicasse a eles, que sem Jesus Cristo estariam eternamente perdidos. Apesar disso, eles tiveram que reconhecer que isso é verdade e que a Bíblia tem razão ao dizer: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo” (Hb 9.27). Como você morrerá? Será muito tarde também para você? Quais serão suas últimas palavras?

Prezado leitor, temos que dizer-lhe, quer queira aceitá-lo ou não: Sem Jesus e sem o perdão dos pecados através do Seu sangue, você está perdido. Diante do Deus Santo, você está absoluta, total e eternamente perdido. Se você acha que com a morte tudo acaba, pertence às pessoas mais enganadas. Existe somente um que pode salvá-lo: JESUS CRISTO. Você acha realmente, que os homens anteriormente citados representaram uma comédia piedosa quando chegou o fim? Sem ter paz com Deus, a morte é uma terrível realidade, da qual o mundo foge. Não se gostaria de ouvir nada a respeito, ela é afastada dos pensamentos. Mas será que a política da avestruz é uma solução inteligente?

Você quer saber? — Se vier com seu coração a Jesus Cristo e realmente quiser paz com Deus, você pode dizer esta oração: “
Senhor Jesus, por favor, perdoa toda a minha culpa e meus pecados, minha rebelião e minha vida própria. Agradeço-te porque morreste por mim e pagaste com teu sangue o preço pelos meus pecados. Por favor, entra agora em minha vida. Abro-te a porta do meu coração e te peço que a partir de agora sejas meu Senhor. Agradeço, porque me ouves e aceitas.” O que importa não é a formulação, mas a atitude do coração.

Jesus diz: “
o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6.37). Unicamente Jesus tirou o poder da morte.

Você pode agora passar por cima disso, seguro de si e com um sorriso, afastando dos seus pensamentos o que acabou de ler. Mas, mesmo assim, você não poderá fugir da morte. E então? “Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim, e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade” (Sl 39.4-5).
Por isso, o profeta Amós diz: “prepara-te..., para te encontrares com o teu Deus
(Amós 4.12)

Para que serve a igreja?

A igreja serve para manter viva a memória da pessoa e obra de nosso senhor Jesus Cristo: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos”. Em tempos chamados pós modernos, quando as crenças são desvalorizadas e as verdades se tornam subjetivas e particulares, é importante saber não apenas em quem se crê, e os cristãos compreendem a fé como confiar em uma pessoa, Jesus Cristo, mas também saber o que se crê, e por isso os cristãos chamam de fé também um conjunto de crenças e afirmações a respeito do Deus em quem crêem–confiam. O Evangelho é uma boa notícia, e os cristãos devem saber qual é essa notícia. A igreja é a comunidade que preserva a memória de Jesus, sua pessoa e obra. Igreja serve para manter viva a esperança que se fundamenta na abertura para o mistério divino: “Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus”.