sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cair no Espírito


"Cair no Espírito", “Renovo” ou “Visitação” são os termos mais comuns usados para referir-se ao desfalecimento experimentado por uma pessoa ao ser ungida com óleo ou ao receber uma oração, com ou sem imposição de mãos.

É um assunto polêmico, sem dúvida, com gente contra e a favor, com explicações e interpretações variadas, de acordo com a formação teológica de cada um. Alguns chegam até a dizer que isso é coisa do diabo, mas devemos sempre ter certo cuidado ao julgar qualquer assunto, inclusive este, pois, encontramos na Bíblia muitos registros em que pessoas desfaleceram diante da presença de Deus:

- O povo inteiro caiu “sobre suas faces”, diante da glória de Deus – Lv 9.24.
-
Manoá e sua mulher, ao ver um anjo, “caíram em terra sobre seus rostos” – Jz 13:20.
-
O povo inteiro caiu, novamente – I Rs 18.39.
-
Daniel caiu sobre o seu rosto num profundo sono – Dn 10.9.
-
Os discípulos, na transfiguração, caíram sobre os seus rostos – Mt 17.6.
-
Os soldados que foram prender Jesus caíram por terra – Jo 18.4-6.
-
Os guardas que crucificaram Jesus ficaram “como mortos” – Mt 28.4.
-
Saulo caiu em terra, tremendo e atônito – Atos 9.4-6.
-
O apóstolo João caiu como morto ao ver o Cristo Glorificado – Ap 1.17.

ESSE FENÔMENO, HOJE, NÃO PODERIA SER APENAS FRUTO DE UMA FORÇA PESSOAL, COMO A HIPNOSE?

Sim, se consideramos, biblicamente, que a presença, a glória e o poder de Deus podem produzir esta reação em algumas pessoas, temos que considerar, também, que homens mal intencionados (e o próprio diabo) tentarão reproduzi-la por outros meios, ou, até mesmo, falsificá-la. Mas, não é tão difícil distinguir o falso do verdadeiro: O que é de Deus glorifica somente o nome de Jesus.

NÃO PODERIA SER UMA POSSESSÃO DEMONÍACA?

O fenômeno do “cair no Espírito” é bem diferente do fenômeno de possessão demoníaca. Com um pouco de discernimento fica fácil distingui-los.

O QUE A PESSOA SENTE, QUANDO "CAI"?

Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns ficam surpresos (e até com vergonha), pois não esperavam por isso. Outros, após o desfalecimento, ficam simplesmente deitados por um tempo relativamente pequeno, até se recuperarem, e logo se levantam, sem experimentar algum sentimento mais forte ou especial. Há os que têm reações diversas, como riso e choro, ou ficam em silêncio profundo, como que desmaiadas, ou têm uma "sensação de uma enorme leveza e alegria". Uns poucos manifestam os chamados dons espirituais carismáticos, como a diversidade de línguas, visões etc.

O QUE MUDA NA VIDA PESSOA?

Isso depende da pessoa. Alguns se levantaram para ser bênção, como o apóstolo Paulo, mas, para outros, nada muda, como os soldados que foram prender Jesus.

É CERTO ALGUÉM DESEJAR TER ESTA EXPERIÊNCIA?

Mais uma vez, se consideramos, biblicamente, que a presença de Deus pode produzir tal fenômeno em algumas pessoas, não vejo nenhum problema em desejá-lo.

Autor: Pr Ronaldo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário